Ontem fui ao CCBB fazer uma visita guiada a exposição Lusa, que conta a história de Portugal com o objetivo de oferecer ao público um melhor entendimento da cultura brasileira, já que as terras de Trás dos Montes foi uma das que nos influenciaram, além da África, dos índios e das demais culturas sul-americanas.
Pude identificar quatro tipos de público nas visitas guiadas:Público padrão: é aquele ideal para o guia, já que faz perguntas simples e tem o comportamento dentro do esperado;
Público sabichão: é raro, mas pode acontecer. Um especialista no assunto que sabe mais que o guia e deixa o pobre coitado estudante de museologia desconcertado.
Público imbecil: não saber porra nenhuma da exposição mas quer se passar por inteligente, fazendo os comentários mais idiotas possível; e
Público aproveitador: assim como o público imbecil, não sabe porra nenhuma do assunto, mas tem grande capacidade em ler as placas informativas e fazer explanações que deixam todos admirados (me encaixo nesta categoria). Requer muita atenção, já que o aproveitador despreparado é um imbecil.
Publicado inicialmente em www.ensopadodecaranguejo.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário