Há uns 15 anos eu costumava pedalar todos os dias, e aos domingos me reunia com um grupo no antigo Posto Sodinava para um passeio mais longo. O mínimo que íamos era até o mirante do Leblon, por vezes Barra, Grumari e Alto da Boa Vista.
Até hoje o Ciclistas da Ilha existe, mas agora com outras pessoas e com uma participação política que na minha época não existia. O grupo recentemente se legalizou, se transformando em uma associação legalizada, com CNPJ, livro ata, estatuto e associados registrados.
Essa mobilização, que tem como alguns dos articuladores os amigos e ativistas Sérgio Ricardo e uBiker, conseguiram uma grande vitória para a Ilha do Governador: o bairro consta na lista de implementação de ciclovias pela prefeitura neste ano.
Não foi fácil, eles elaboram um detalhado projeto, com fotos e mapas, foram até o subprefeito Victor Accioly, fizeram reunião com o subsecretário de meio ambiente Altamirando Moraes e representantes de diversos outros órgãos. Técnicos fizeram vistorias nas vias para ver a possibilidade de implementação e agora saiu a boa notícia:
A Ilha do Governador ganhará mais quilômetros de ciclovia ainda este ano!
Anel Cicloviário da Ilha do Governador |
Depois do Terminal Pesqueiro, esta foi mais uma vitória da mobilização popular do bairro.
Quando tem que bater, a gente bate, mas não podemos nos furtar a agradecer o empenho da Subprefeitura e seu representante, Victor Accioly, neste projeto.
Para outras informações, visite o blog do uBiker e da Associação dos Ciclistas da Ilha.
Essa ciclovia da Ilha é ridícula!!! Pintaram o asfalto, reduziram o espaço dos carros e ônibus, vão causar acidentes. Não construíram nada, apenas gastaram o dinheiro público enquanto milhões de buracos continuam la. Ridículos!!!!!
ResponderExcluir