Sexta-feira passada fui com minha digníssima e o Cachaça comer no Shimaki e fiquei extremamente arrependido. Os makimonos vieram vergonhasamente pequenos, do tamanho de uma unha. Os temakis ainda valem a pena, são de tamanho normal, mas os makimonos não.
No Sushiro a comida é muito boa e em quantidades normais. Então fica a dica: comida japonesa na Ilha do Governador é no Sushiro.
Mas como a vontade era grande, resolvemos fazer nossos próprios sushis no sábado, com ajuda do amigo e gourmet Léo, acompanhado do querido Vitor Alli. Com alguns shows passando na televisão e a sala decorada com pequenas velas, tivemos uma noite muito agradável. Por isso vou dar a orientação para aqueles que quiserem fazer um almoço ou jantar japonês em casa.
Onde comprar os ingredientes
A Peixaria Rei do Peixe, na Rua Cambaúba, possui quase todos os ingredientes necessários para preparar os sushis, incluindo os descartáveis como recipientes para o shoyo e hashis. Mas para economizar um pouco, recomendo ir também ao Prezunic, já que alguns itens lá são mais baratos.
O que comprar no Prezunic: arroz, shoyo, saquê, vinagre de arroz, kani, pepino, manga, queijo filadélfia, nori (algas), gengibre.
O que comprar no Rei do Peixo: salmão (avisar que é para sushi e pedir cortado, parte em tiras - para os makimonos - e parte em sashimi. Peça também para separar a pele - salmon skin -, que frita fica delicioso, o bacon dos mares), gergelim preto, descartáveis, farinha para tempurá - para empanar os hots - e a esteira para enrolar.
Receita
Poderia aqui dar toda a descrição de como fazer o sushi, mas achei dois links bacanas que dão toda a orientação necessária: Comida e receitas e Comideria. A parte mais complicada é enrolar na esteira, que se não ficar firme o suficiente pode desmontar quando formos empanar ou pegar com o hashi. Por isso separei o vídeo abaixo que dá uma orientação:
Em um primeiro momento pode parecer algo muito difícil de fazer, mas não é. É só um arroz com qualquer coisa dentro. A dificuldade incial será apenas enrolar o sushi, mas com prática fica fácil. O ingrediente mais caro é o salmão, um pouco mais de 30 reais o quilo. Compramos 600 gramas (R$24,00) e deu para 4 comer até empachar e ainda sobrou para minha digníssima e eu almoçar no dia seguinte. Os demais itens sobram e podem ser usados numa próxima ocasião.
Divirtam-se!
Quer saber mais sobre comida japonesa? Leia esta postagem.
Peixaria Rei do Peixe
Rua Cambaúba 1405 - Jardim Guanabara - Ilha do Governador
2466-1617
Prezunic
Estrada do Galeão 1800 - Jardim Carioca - Ilha do Governador
Gostei das dicas. Os preços subiram um pouco, liguei pra peixaria e descobri que o kilo do salmão está em torno de R$ 60,00 agora em 2014, aí ví que a postagem foi de 2011. Rs...mas ótimas dicas, obrigado!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir